Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Legislaturas / 5ª 1963/1966

5ª 1963/1966

por patricia — publicado 24/07/2018 09h39, última modificação 24/07/2018 09h39

FATOS IMPORTANTES:

Em 04/12/1963, diante da notícia do fechamento do educandário por dificuldades financeiras, a Câmara por deliberação propunha a encampação do Ginásio São José de Tocantins, ou seja, o governo municipal tomaria a posse após acordo de indenização.

A atuação do vereador quase na obscuridade se faz presente na história quando é a mola propulsora para o progresso. E o Ginásio popularmente ainda assim chamado ai está. Tocantinenses que se destacam ou destacaram em várias áreas no Brasil, por ai passaram. Noutra passagem em 17/08/1963 o Vereador Wilson Amaral cobra a construção de escola no Córrego Santo Antônio, onde já havia conseguido doador do terreno e parceria na aquisição de materiais para a construção. Apresenta junto com Corrado Roberti projeto para subvencionar o Itararé com antecipação de 05 anos que em dificuldade financeiras se encontrava ; aprova a reconstrução da estrada do Córrego do Sacramento (alto da serra), iluminação a mercúrio na Praça do Rosário, elevação do Código Tributário, das curiosas taxas de sangue anual e única, de bicicletas, de carros de boi, de charrete, de veículos, de motocicletas, de lambretas, de caminhões e camionetes (por peso) do imposto de fumo, etc. Exigiam muito esforço do único fiscal da Prefeitura, conhecido “Sr. Gumim” a quem Tocantins muito deve pela sua dedicação pois doesse a quem doesse percorria as ruas da cidade notificando, cobrando a regularização dos impostos e taxas.

A força coesa da Legislatura 1963/1966 deu importante passo para o avanço cultural da cidade. Quase totalidade de nossos jovens da época, cujo acesso ao estudo, além do quarto ano primário era impossível devido a dificuldade da locomoção diária.

Como incentivo, bons alunos ganhavam bolsas de estudos em projeto aprovado pelos vereadores.

Atuante, assíduo às reuniões, o vereador Presalino Barbosa Mantovani que também foi secretário da Câmara deixa registrado na ata do dia 21/09/1963 a sua posição contrária ao projeto que concederia gratificação anual a ser paga no mês de dezembro, aos vereadores que não faltassem a nenhuma reunião.

Inadmissível qualquer tipo de precedente neste sentido porque para ele freqüentar as reuniões da Câmara era um dever, um compromisso com o povo.

Foram aprovados importantes projetos de realização de obras: loteamento da Chácara, prolongamento da parte baixa da então Avenida Professor Penido, construção da estrada do alto da serra fazendo ligação com Dores do Turvo, aprovando a elevação do Código Tributário principal mecanismo para arrecadar recursos para o município que não contava com recursos constitucionais, aprovaram gratificação aos professores, apoiaram o esporte, a cultura, etc.

• Manoel Cataldo (Presidente)

Médico

• Antônio Alves de Oliveira