Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Legislaturas / 10ª 1983/1988

10ª 1983/1988

por patricia — publicado 24/07/2018 09h50, última modificação 24/07/2018 09h50

FATOS IMPORSTANTES:

Relatar todos os fatos seria um não acabar, mas além da função de legislar, discutindo projetos emitindo pareceres alguns fatos merecem destaque pelas dificuldades enfrentadas: início de mandato, equilíbrio de forças entre oposição e posição, exigindo bastante a participação do presidente Edson Andrade para o desempate de votações.

Registra a ata do dia 27/10/1983 visita de Dr. Janusan de Belo Horizonte, novo advogado da Prefeitura.

Em 03/11/1983, reclamam os vereadores do mau tratamento dispensado a eles, pelo advogado e Auxiliar de Secretário.

Curiosamente em 23/03/1984, Comissão Especial composta por Geraldo Zaneti, José Dias da Costa e José Francisco do Carmo, é designada pelo Presidente para instauração de processo administrativo contra o servidor Getúlio Rodrigues Mendes, vereador e motorista da Prefeitura, por falta disciplinar. A Comissão, ante a comprovação julga improcedente o processo administrativo e isenta o servidor da mais leve culpa.

18/11/1984 é registrada a inauguração do sistema de abastecimento no Bairro do Patrimônio.

14/02/1985 acontece a eleição da Mesa Diretora e Edson Andrade continua sua trajetória agora como vice-presidente da Câmara.

Protesta o vereador José de Melo Damásio dizendo que o Prefeito não foi “consultado” e que a eleição “foi jogada feita e suja”.

Edson Andrade ex-presidente, e agora vice-presidente agradece aos colegas o apoio que lhe foi dado e propõe continuidade do espírito de união já existente na legislatura.

A Câmara funciona em uma sala nas dependências da Prefeitura. O Prefeito, em decisão unilateral utiliza a mesma sala para serviços burocráticos da Prefeitura, dificultando as reuniões das Comissões no estudo e emissão de parecer de projetos, pois a sala estava sempre ocupada.

Em 26/11/1985, o Presidente da Câmara, José Francisco do Carmo eleito em 14/02/1985 deixa registrado em ata seu desabafo: “Para regimentar esta Casa para o bem estar de cada um do Legislativo, me vejo agora, um homem de cor na direção desta Casa, menosprezado pelo Executivo.”

É que, o Executivo troca a fechadura da porta, dificultando o livre acesso à sala da Câmara e não participa ao Presidente.

Ata do dia 03/04/1985 registra que a Comissão Especial da qual fazia parte o vereador Elpídio rejeita projeto de título de Cidadão Honorário sob protesto veementes de seu autor; registra ainda cobrança de esclarecimentos do vereador Elpídio sobre o projeto de colocação do repetidor de TV nas comunidades dos Pires e Beija-Flor.

17/10/1985 – Elpídio reclama da falta de segurança e que os policiais estariam priorizando a multa de veículos.

Ata do dia 20/03/1985, registra que vereador comunica aos demais que seria desnecessária a emissão de parecer sobre projeto em tramitação porque o Prefeito já havia feito a aquisição da fábrica de manilhas.

31/03/1986 fechada a Escola do Córrego Boa Vista.

Registra a ata do dia 16/03/1987, o protesto dos Vereadores Edson Andrade, Getulio Rodrigues Mendes e Danilo Coelho da Silva contra o fechamento do trânsito e invasão de mesas e cadeiras na rua Getúlio Vargas, às sextas-feiras e sábados a partir de 18 horas.

13/04/1987 retira-se do plenário o vereador Paulo Eduardo Costa por não concordar com votação de matéria na data de sua entrada, ferindo o Regimento Interno.

15/12/1987, sete vereadores requerem autorização em plenário para gravação das reuniões, Edson Andrade discorda por já haver experiência de pessoas mal intencionadas usá-las em proveito próprio em palanques políticos.

E assim, entre muitas dificuldades estes respeitosos ex-vereadores construíram a história do progresso aprovando o projeto de doação de terreno para o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Tocantins, aprovando isenção e incentivos a micro empresas, aprovando construção de casas populares, loteamento, construção de pontes, entre vários outros projetos.

• Edson Andrade (Presidente 1983/1985) - ok
  • José Francisco do Carmo (Presidente 1985/1987)
  • José Dias da Costa (Presidente 1987/1989)

Taxista